sexta-feira, 10 de março de 2017

Vamos viajar !!!!

Oi Pessoal, hoje vamos fazer nossa primeira viagem ! 

Durante muitos anos o Caminho Velho, que levava o ouro das Minas Gerais ao porto de Paraty, ficou parado no século passado...com seu traçado difícil, mata centenária e animais silvestres.
Com a criação da Estrada-parque, permitindo a pavimentação com bloquetes no trecho dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina, tudo mudou ! A Estrada Real trouxe o mar e a cidade de Paraty , para mais pertinho de nós, caipiras do Vale do Paraíba.

DE ONDE VEM PARATY...
Quando Deus distribuiu as terras no mundo, deu um pedaço para cada santo. Satanás, não ganhando nada, perguntou: “Senhor, e para mim?” Deus apontando para um pedaço de terra perto do mar e longe de tudo falou: “Esta é Para Ti.”
Esse pedaço de terra foi o único lugar que Satanás não criou problemas.



Fonte: Paraty.tur.br

Existem várias controvérsias no que se refere à origem e o significado do nome da cidade, inclusive sobre a grafia correta. Em tupi, significa: Jazida do mar. Outros  acreditam que o nome da cidade se originaria do nome do peixe Parati, da família das tainhas, muito comum na região, outros que seria “viveiro de peixes”. Dizem ainda, que nos meses de inverno, os índios desciam a serra em busca de pescado, pois sabiam que o peixe parati existia em abundância na região, entre os meses de março a setembro, subia os rios para desova, tornando-se presa fácil. Por esse motivo os índios chamavam essa região de paratii que significa água de parati espécie de peixe, “i” igual rio ou água). Os Jesuítas, catequizadores dos índios e os primeiros a estudar suas línguas, tinham o costume de substituir o duplo “i” pela letra “y” ficando assim o nome da cidade de “Paraty”. Entretanto em 1943 quando houve uma reforma ortográfica eliminando, entre outros, o “y” do vocabulário, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) passou a escrever o nome da cidade com “i”, embora no Vocabulário Ortográfico Oficial, conforme a Academia Brasileira de Letras considere que “os topônimos de tradição histórica secular não sofrem alteração alguma na sua grafia”, a exemplo do que ocorre com Bahia.


Fonte: Comunidades de Paraty



Festa do Divino Espírito Santo em Paraty

A origem da devoção ao Divino Espírito Santo segundo alguns historiadores,  é atribuída a Rainha Isabel (1271-1336), e chegou ao Brasil com os  colonizadores portugueses.
Em Paraty a festa acontece desde o século XVIII, envolvendo toda a comunidade paratiense.
Realizada no dia de Pentecostes (50 dias após a Páscoa), homenageia a terceira pessoa da Santíssima Trindade, fonte de amor e sabedoria, por isso a cor vermelha domina as comemorações e uma pomba branca simboliza o Divino.
Durante os 10 dias de festa, acontecem celebrações religiosas, distribuição de comida, bebidas e doces, exatamente como Dona Isabel fazia há 700 anos atrás nas Ilhas dos Açores em Portugal.
A Festa Do Divino em Paraty é uma das tradições mais fortes da cultura paratiense e em 2013 o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), aprovou o Registro da Festa do Divino Espírito Santo de Paraty, como Patrimônio Cultural Brasileiro.

Fonte: Paraty.tur.br

Você pode ter a proteção do Divino Espírito Santo em sua casa ! Encomende o seu !!!




Você pode ter a proteção do Divino Espírito Santo em sua casa ! Encomende o seu !!! 







Contato: Ivana = 12 991476506 - ivanaartesanato@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário