quarta-feira, 15 de março de 2017

Vamos falar de música !



Que delícia, ouvir uma música de qualidade e saber algumas histórias e curiosidades nas entrelinhas da canção.
Hoje vou falar de uma música de Caetano Veloso, gravada no LP Velô do ano de 1984. ``O Quereres``. Trinta e três anos após o lançamento, o cantor voltou ao estúdio para gravar uma nova versão, isso mesmo, nada de funk, sofrência feminina ou sertanejo universitário, o tema da próxima novela das 9 da TV Globo, A Força do Querer, é uma das antigas do mano Caetano.
A nova versão foi feita exclusivamente para a novela e conta com os arranjos de violoncelo tocados por Jaques Morelenbaum (A Barca do Sol-Nova Banda) e na bateria têm a presença de Carlinhos Brown.
O LP Velô foi sucesso total, com muitas músicas nas paradas das rádios daquele saudoso 1984. Vamos para o bolachão relembrar os hits:

  1. Podres poderes (Caetano Veloso)
  2. Pulsar (Augusto de Campos, Caetano Veloso)
  3. Nine out of ten (Caetano Veloso)
  4. O homem velho (Caetano Veloso)
  5. Comeu (Caetano Veloso)
  6. Vivendo em paz (Tuzé Abreu)
  7. O quereres (Caetano Veloso)
  8. Grafitti (Caetano Veloso, Waly Salomão, Antônio Cícero)
  9. Sorvete (Caetano Veloso)
  10. Shy Moon (Caetano Veloso)
  11. Língua (Caetano Veloso)

Algumas curiosidades:

Na música "Podres Poderes", Caetano faz uma crítica aos motoristas que não respeitam o semáforo. Em 1994 ele foi
 convidado para participar da série de televisão Educação para o trânsito. Por conta também dessa crítica, as máquinas fotográficas automáticas (radares fotográficos), que flagram os motoristas que avançam o sinal vermelho foram apelidadas de "caetanos".

 Para quem gosta, segue a letra:
Onde queres revólver, sou coqueiro
E onde queres dinheiro, sou paixão
Onde queres descanso, sou desejo
E onde sou só desejo, queres não
E onde não queres nada, nada falta
E onde voas bem alta, eu sou o chão
E onde pisas o chão, minha alma salta
E ganha liberdade na amplidão

Onde queres família, sou maluco
E onde queres romântico, burguês
Onde queres Leblon, sou Pernambuco
E onde queres eunuco, garanhão
Onde queres o sim e o não, talvez
E onde vês, eu não vislumbro razão
Onde queres o lobo, eu sou o irmão
E onde queres cowboy, eu sou chinês

Ah! bruta flor do querer
Ah! bruta flor, bruta flor

Onde queres o ato, eu sou espírito
E onde queres ternura, eu sou tesão
Onde queres o livre, decassílabo
E onde buscas o anjo, sou mulher
Onde queres prazer, sou o que dói
E onde queres tortura, mansidão
Onde queres um lar, revolução
E onde queres bandido, sou herói

Eu queria querer-te e amar o amor
Construir-nos dulcíssima prisão
Encontrar a mais justa adequação
Tudo métrica e rima e nunca dor
Mas a vida é real e de viés
E vê só que cilada o amor me armou
Eu te quero (e não queres) como sou
Não te quero (e não queres) como és

Ah! bruta flor do querer
Ah! bruta flor, bruta flor

Onde queres comício, flipper-vídeo
E onde queres romance, rock'n'roll
Onde queres a lua, eu sou o sol
E onde a pura natura, o inseticídio
Onde queres mistério, eu sou a luz
E onde queres um canto, o mundo inteiro
Onde queres quaresma, fevereiro
E onde queres coqueiro sou obus

O quereres e o estares sempre a fim
Do que em mim é de mim tão desigual
Faz-me querer-te bem, querer-te mal
Bem a ti, mal ao quereres assim
Infinitivamente pessoal
E eu querendo querer-te sem ter fim
E, querendo-te, aprender o total
Do querer que há e do que não há em mim 

Fonte: Gshow
Fonte: Wikipédia


Nenhum comentário:

Postar um comentário