quinta-feira, 23 de março de 2017

Bora cair na estrada !


Foto: Arquivo Pessoal IM.


Hoje você vai conhecer a Serra do Caparaó, localizada na divisa entre o Espírito Santo com Minas Gerais. O ponto mais alto da região é o Pico da Bandeira com 2 892 metros. Em 1859 Dom Pedro II mandou hastear no ponto mais alto do país uma bandeira do império, provavelmente esta é a origem do nome.
Na serra encontramos o Parque Nacional do Caparaó, criado em 1961 para proteger o Pico da Bandeira. O Parque foi um local de muitas batalhas políticas, tendo ocorrido no ano de 1967 a Guerrilha do Caparaó, movimento esquerdista contra a ditadura.
O nome do Parque tem origem indígena-popular, que significa "Águas que rolam das pedras".
A lenda conta que "Ó", era o nome de um boi muito bravo que vivia dentro da área do Parque, sendo temido pelos boiadeiros da serra. Um dia 3 valentes boiadeiros subiram a serra e conseguiram laçar o boi de nome "Ó". Para comprovar o ato de bravura caparam o "Ó", ficando a região conhecida como Caparaó.

Fonte: Ecoviagem.uol

                                                                     Foto Arquivo Pessoal IM

Uma curiosidade:
No Pico da Bandeira, não há uma bandeira, há um cruzeiro.

                                          
                                                        Foto: Sérgio Mourão-Setur Minas Gerais


Do lado capixaba a região do Caparaó é composta por onze municípios: Jerônimo MonteiroAlegreGuaçuíSão José do CalçadoDores do Rio PretoDivino São LourençoIbitiramaIrupiIúnaMuniz Freire e Ibatiba.
Do lado mineiro são quatro municípios Alto CaparaóCaparaóAlto Jequitibá e Espera Feliz.

                                          
                                      Pico da Bandeira - Foto: Wikipedia
Fonte: Wikipedia

É isso aí pessoal, espero que tenham gostado desse pedacinho do Brasil. Deixem seus comentários, críticas e sugestões, beijos e até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário